INFOGRÁFICOS
Com os nossos infográficos, lançados periodicamente, resumimos os documentos magisteriais que compõem a DSI, para contribuir na difusão desses ensinamentos tão ricos, mas tão pouco conhecidos.
Do Sumo Pontífice Leão XIII
Papa de 1878 a 1903
Rerum Novarum
1891
O Papa trata da má condição dos trabalhadores e da usura voraz proveniente do liberalismo. Condena essa ideologia junto ao socialismo e apresenta como solução a Doutrina Social da Igreja, com enfoque no Direito Natural e no Evangelho.
Do Sumo Pontífice Pio XI
Papa de 1922 a 1939
Quas Primas
1925
Institui a festa de Cristo Rei para reafirmar Seu Reinado, tanto nas almas quanto nas sociedades, combatendo o laicismo e renovando o fervor dos tíbios.
Quadragesimo Anno
1931
Sobre a restauração e aperfeiçoamento da ordem social em conformidade com a lei evangélica no XL aniversário da encíclica de Leão XIII Rerum Novarum.
Non Abbiamo Bisogno
1931
Condena o regime fascista, que perseguia organizações católicas laicais e juvenis vinculadas a ação católica, tanto quanto os sacerdotes que lhes amparavam.
Mit Brennender Sorge
1937
Condena o ideal nazista, imposto por Hitler e seu partido, convocando o clero e os leigos à resistência e à defesa da Fé e dos valores cristãos.
Divinis Redemptoris
1939
Esta encíclica condena o comunismo ateu, mostrando como esta ideologia opõe-se ao Direito Natural e o Evangelho.
Do Sumo Pontífice João XXIII
Papa de 1958 a 1963
Mater et Magistra
1961
O Papa faz um compêndio dos princípios fundamentais da Doutrina Social e apresenta os desafios da Igreja frente a uma globalização ideologicamente tendenciosa. Ademais, faz uma análise das questões sociais e retoma o chamado ao apostolado laical.
Do Sumo Pontífice Paulo VI
Papa de 1963 a 1978
Humanae Vitae
1961
O Papa mostra o valor do matrimônio e da vida, a sacralidade do sexo, a preciosidade das vocações masculina e feminina, a abertura irrestrita à vida, e a lei moral natural como norte para purificação dessa mentalidade revolucionária.
Do Sumo Pontífice João Paulo II
Papa de 1978 a 2005
Christifidelis Laici
1988
São João Paulo II esclarece o papel dos leigos na Igreja e os lembra de que também estão chamados à santidade, na maneira própria de sua vocação. Esses ensinamentos são ainda mais importantes em nosso tempo, como lembra o Papa, devido ao avanço das forças anti-cristãs.
Rua Paraíba, 1317, sala 210 –Savassi, Belo Horizonte.
Instituto São Pedro de Alcântara © 2020