• INFOGRÁFICOS

    Com os nossos infográficos, lançados periodicamente, resumimos os documentos magisteriais que compõem a DSI, para contribuir na difusão desses ensinamentos tão ricos, mas tão pouco conhecidos.

  • Introdução à Doutrina Social da Igreja

    Veja, nesses dois infográficos, o que é a DSI, o que ela não é, a quem compete sua aplicação, por que ela existe, quando surgiu e quais são os seus princípios.

    Introdução à DSI

    Os princípios da DSI

  • Do Sumo Pontífice Leão XIII

    Papa de 1878 a 1903

    Rerum Novarum

    1891

    O Papa trata da má condição dos trabalhadores e da usura voraz proveniente do liberalismo. Condena essa ideologia junto ao socialismo e apresenta como solução a Doutrina Social da Igreja, com enfoque no Direito Natural e no Evangelho.

  • Do Sumo Pontífice Pio XI

    Papa de 1922 a 1939

    Quas Primas

    1925

    Institui a festa de Cristo Rei para reafirmar Seu Reinado, tanto nas almas quanto nas sociedades, combatendo o laicismo e renovando o fervor dos tíbios.

    Quadragesimo Anno

    1931

    Sobre a restauração e aperfeiçoamento da ordem social em conformidade com a lei evangélica no XL aniversário da encíclica de Leão XIII Rerum Novarum.

    Non Abbiamo Bisogno

    1931

    Condena o regime fascista, que perseguia organizações católicas laicais e juvenis vinculadas a ação católica, tanto quanto os sacerdotes que lhes amparavam.

    Mit Brennender Sorge

    1937

    Condena o ideal nazista, imposto por Hitler e seu partido, convocando o clero e os leigos à resistência e à defesa da Fé e dos valores cristãos.

    Divinis Redemptoris

    1939

    Esta encíclica condena o comunismo ateu, mostrando como esta ideologia opõe-se ao Direito Natural e o Evangelho.

  • Do Sumo Pontífice João XXIII

    Papa de 1958 a 1963

    Mater et Magistra

    1961

    O Papa faz um compêndio dos princípios fundamentais da Doutrina Social e apresenta os desafios da Igreja frente a uma globalização ideologicamente tendenciosa. Ademais, faz uma análise das questões sociais e retoma o chamado ao apostolado laical.​

  • Do Sumo Pontífice Paulo VI

    Papa de 1963 a 1978

    Humanae Vitae

    1961

    O Papa mostra o valor do matrimônio e da vida, a sacralidade do sexo, a preciosidade das vocações masculina e feminina, a abertura irrestrita à vida, e a lei moral natural como norte para purificação dessa mentalidade revolucionária.​

  • Do Sumo Pontífice João Paulo II

    Papa de 1978 a 2005

    Christifidelis Laici

    1988

    São João Paulo II esclarece o papel dos leigos na Igreja e os lembra de que também estão chamados à santidade, na maneira própria de sua vocação. Esses ensinamentos são ainda mais importantes em nosso tempo, como lembra o Papa, devido ao avanço das forças anti-cristãs.​

All Posts
×