Return to site

Resenha de Livro: Cristo Rei do Universo

O modelo de civilização à luz da Doutrina Social da Igreja.

· Resenha de Livro

Em nossos dias o mundo passa por complexas transformações estruturais e culturais. O fenômeno da globalização permitiu a eliminação das distâncias físicas entre os vários rincões do globo e a ciência atingiu níveis extraordinários de progresso, com as novas tecnologias se tornando cada vez mais vitais no cotidiano da sociedade contemporânea. Apesar de tal progresso, a civilização vive um momento de grande instabilidade: guerras constantes no Oriente Médio, terror proporcionado pelo Estado Islâmico, inversão dos valores tradicionais e, acima de tudo, um afastamento cada vez maior da fé e dos valores cristãos no Mundo Ocidental. Diante deste cenário o Dr. Rafael Vitola Brodbeck publica sua obra "Jesus Cristo: Rei do Universo" que se propõe a desenhar o modelo de civilização à luz da Doutrina Social da Igreja.

A obra é dividida em 6 ensaios que buscam abordar com profundidade e boa fundamentação o reinado do Cristo Ressuscitado sobre as nações. Em primeiro plano, o autor visa delimitar de que maneira o reinado de Cristo sobre as sociedades e os governantes se daria nos dias atuais, explicando também as origens da Solenidade de Cristo Rei e o fundamento do reinado de Cristo tanto na esfera temporal quanto na esfera espiritual. Brodbeck defende ainda a criação de um apostolado militante que possa defender os interesses da Igreja no âmbito político e aponta as bases fundamentais das relações ideais entre Igreja e Estado. Além disso, o autor apresenta a falsidade de determinadas doutrinas que, por vezes, acabam por ludibriar muitos católicos que carecem de conhecimento apropriado sobre a fé e sobre o mundo moderno.

Ademais, o livro aborda uma espécie de “contrarrevolução” que deve ser instaurada nos dias atuais para que as consequências das diversas revoluções que atacaram o reinado de Cristo ao longo dos anos sejam revertidas. Dessa maneira, ressalta a importância da submissão das nações e dos governantes ao Cristo Rei para que, enfim, seja instaurada uma sociedade justa onde os valores cristãos possam guiar os indivíduos.

O mais notável é que Brodbeck traz todo esse contexto para a sociedade brasileira, salientando as dificuldades vividas pelo país ao longo das décadas e propondo soluções apoiadas nos princípios da Doutrina Social. Um aspecto muito positivo da obra é a qualidade da fundamentação dos argumentos, com o recurso às mais variadas fontes, desde encíclicas papais até livros de autores renomados. Dessa maneira, as referências são muito ricas e contribuem para tornar o livro um belo compêndio de informações sobre a DSI.

A obra "Jesus Cristo: Rei do Universo" é, indubitavelmente, uma excelente leitura, muito bem escrita e excepcionalmente fundamentada. E sua conclusão é fundamental: É necessário que Cristo reine tanto sobre as nações quanto sobre os corações. Assim, o livro de Rafael Vitola Brodbeck, recomendado por importantes nomes como o Prof. Felipe Aquino, cumpre muito bem seu papel, sendo um importante instrumento de evangelização e informação. Por isso sua leitura é mais do que recomendada a todos os que buscam entender um pouco mais sobre o modelo de sociedade desejado pela Igreja.

- Que Deus abençoe o Dr. Rafael e a sua obra.

O livro pode ser adquirido no site das Edições Cristo Rei:
http://edicoescristorei.com.br/jesus-cristo-rei-do-universo/

 

Paulo Henrique Cacau

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly